texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Patrocinado pela Petrobrás, começa segunda-feira, I Semana da Água de Alagoa Nova


O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, iniciará na próxima segunda-feira (07/05) a I Semana da Água de Alagoa Nova. A abertura acontecerá no Centro Artesanal Deputado Raimundo Asfora, a partir das 8h. O objetivo da Semana da Água é apresentar a culminância das várias áreas de atuação do Projeto Rio Mamanguape, em seu primeiro ano de execução, para que a sociedade civil organizada tome conhecimento do seu desenvolvimento.

A solenidade de abertura começará com uma apresentação cultural, seguida de uma breve exposição da coordenadora da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, Maria José Santos, sobre as ações nas áreas de Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Projetos Produtivos (beneficiamento), Políticas Públicas e Comunicação.

Em seguida, às 9h e às 10h, respectivamente, acontecerão as palestras Economia de água no uso agrícola, a ser ministrada pelo engenheiro da Coopacne, Lucilio Vieira e Doenças de veiculação hídrica, que será apresentada coordenadora das ações de saúde da Prefeitura de Alagoa Nova, Alanny Paulo Ricardo.

No segundo dia do evento, na terça-feira (08/05), a partir das 14h, no Centro Artesanal Deputado Raimundo Asfora, acontecerão as palestras: Qualidade da Água para o consumo humano, animal e irrigação, que será apresentada pela coordenadora do Curso de Engenharia Agrícola da UFCG, Soahd Arruda Rached Farias e Utilização de água residuária doméstica na agricultura, que será apresentada pela bióloga e técnica da Coopacne Josilda de França Xavier.

Na quarta-feira, dia 09/05, o Projeto Rio Mamanguape iniciará o curso de capacitação com plantas medicinais em produtos artesanais (sabonetes, pomadas e velas perfumadas e decorativas), com 10 horas de carga horária, que será ministrado pela bióloga e professora, Josilda de França Xavier, na sede da Associação da Chã da Barra, das 8h00m às 12h00m e das 13h00m às 17h00m.

A programação da I Semana da Água de Alagoa Nova prevê que na quinta-feira, dia 10/05, será iniciada a Capacitação em Tecnologias Alternativas de Tratamento de Água para o Consumo Humano, que será ministrada pelo técnico em saneamento da Funasa, Daniel Oliveira dos Santos, na Casa do Mel, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No mesmo dia, à tarde, será concluído o curso capacitação com plantas medicinais em produtos artesanais.

Também na quinta-feira, acontecerá, na Escola Manoel Tavares, às 9h, a palestra Doenças de veiculação hídrica, a ser apresentada por Alanny Paulo Ricardo. Às 14h30, Granja Betel, no Sitio Queira Deus, a técnica da Coopacne, Vânia Galdino, realizará a palestra: Manejo adequado do uso da água na agrícola.

O encerramento da I Semana da Água de Alagoa Nova acontecerá na sexta-feira (11/05), com a realização a partir das 8h, de mais uma oficina do Fórum da Agenda 21, no Centro Artesanal Deputado Raimundo Asfora, quando acontecerá a apresentação do diagnóstico técnico e o sorteio de 10 cisternas de placas para as associações de moradores e agricultores que estiverem participando do evento. Neste mesmo dia, na Casa do Mel, acontecerá a conclusão da Capacitação em Tecnologias Alternativas do Tratamento da Água

Em paralelo, acontecerá a culminância das atividades no Ginásio Moraesão. Pela manhã acontecerão atividades culturais, com a participação das escolas municipais urbanas, e uma caminhada pelas ruas da cidade. Para a tarde estão previstos desfiles e concursos com alunos do ensino fundamental I e II, da rede municipal de educação, nas categorias de cordel, música e redação. Na ocasião também serão sorteadas cisternas de placas para as associações de moradores e agricultores que estiverem participando do evento.



Ascom

Um comentário:

  1. ESSE PROJETO JÁ CONSEGUIU REFLORESTAR ALGUMA NASCENTE DO RIO MAMANGUAPE??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar