texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O tempo das greves

Gostem ou não, é correto afirmar que o governo Ricardo Coutinho encerrou todas as greves ou focos de greves ensaiados na atual gestão. Seja pela decretação da ilegalidade, seja pela pressão popular. Conseguiu sufocar não por causa da impropriedade das reivindicações salariais exigidas pelas categorias que entraram em conflito.


Mas, e especialmente, por causa do anacronismo dos movimentos.
Está claro que policiais, professores, médicos e demais categorias do funcionalismo público precisam urgentemente de uma reposição salarial. Certo também e que o próprio governador Ricardo Coutinho poderia, ele próprio, ter minado muito dos movimentos na origem.
Mesmo assim a combinação das duas assertivas acima não conseguiu dar aos movimentos grevistas a legitimidade que eles queriam. E quem furtou isso foi o tempo. Se houve intransigência do governo, ficou claro que houve precipitação das categorias. O correto seria pedir algo agora, mas cruzar os braços mesmo apenas lá na frente, quando o pedido não fosse atendido.
À exceção, claro, como já dissemos, dos professores que reivindicam o cumprimento de lei em vigor.
Mas, no geral, governo de cinco meses não pode dar respostas a todos os pedidos de reajuste por mais justos que eles sejam.
É preciso respeitar o “timming”. Entre o debate sobre o endurecimento do governo e a ausência de “timming” das greves, venceu a firmeza do “não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar