texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Prefeitos da PB criam programas assistenciais de olho na reeleição


De olho na reeleição, prefeitos paraibanos intensificam a criação de programas sociais com a transferência direta de renda, a fim de conquistar mais eleitores-beneficiados e aumentar a popularidade. Para evitar problemas com a Justiça Eleitoral, os gestores só executam os programas após aprovação das câmaras municipais.
No muncípio de Queimadas, no Agreste, o prefeito José Carlos Rêgo (PTB), Carlinhos de Tião, inspirado no programa Bolsa Família do governo federal criou o Programa Rendação que irá beneficiar famílias do município em situação de pobreza e extrema pobreza. Nas eleições de 2008, Carlinhos venceu o ex-deputado Jacó Maciel por uma diferença de 61 votos. Os dois devem se enfrentarm novamente em 2012.
Ele vai disputar um novo mandato no próximo ano, mas prefere não ir para a linha de frente no que se refere à execução das medidas e passa a bola para a secretária de Ação Social, Angélica Figueiredo de Sousa. Ela nega uso eleitoral do Rendação e explica que o programa terá quatro eixos principais de funcionamento: a questão social, ambiental, educacional e saúde das famílias contempladas.
O programa nasce com o objetivo de promover a emancipação das famílias. “Inicialmente, o programa irá contemplar 1.000 famílias que apresentem uma renda de até R$ 60,00 por pessoa. No entanto, a ideia do prefeito é ampliar este número no decorrer dos anos e da demanda apresentada pelo município”, detalha Angélica de Sousa.
Além da transferência de renda, a prefeitura através de uma ação integrada com as secretarias de Agricultura, Saúde, Infraestrutura e Educação irão reforçar o acesso aos direitos sociais básicos, de modo que as famílias beneficiadas possam superar a situação de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é que em dois anos estas famílias caminhem com suas próprias pernas no que se refere ao recebimento da renda”, disse a secretaria.
Segundo Angélica, os beneficiários terão em contra partida que adotarem uma árvore, manter em dia a vacinação de toda a família, além de alfabetização de crianças e adultos. “Nas localidades que não tenha escolas para adultos nós estaremos, através da Secretaria de Educação, viabilizando esse acesso”, disse. A secretaria adiantou ainda, que assistentes sociais estarão acompanhando o cumprimento e as condições das residências das famílias beneficiadas.
Além do acompanhamento, o programa que está em fase de cadastramento, irá contemplar as famílias com o valor mensal de R$ 40,00. O início do programa Rendação está previsto para o mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar