texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prefeito promove funcionário público concursado em Alagoa Nova, mas pode?

Parece que em Alagoa Nova o povo vai ver boi voar, pois é só que está faltando 

Uma ligação para o programa Ronda 87 da rádio Pirauá FM denunciou, funcionário público que passou para vaga de gari foi promovido, isso mesmo, promovido pelo prefeito de Alagoa Nova e agora é “reporte”. 

O cidadão que ligou para a rádio é amigo do funcionário promovido, ele queria agradecer ao prefeito publicamente, pois segundo ele mesmo, uma ligação já teria sido feito ao próprio gestor para agradecer e parabenizar a atitude do prefeito. 




Vamos ouvir o que foi dito e continue a leitura 
Ouça com atenção, pois os locutores ficam rindo e perguntando se o ouvinte vai chorar. 
 

Amigo leitor. Não sei se você concorda conosco, mas este caso parece ser inédito. Onde já se viu promover funcionário público concursado. A situação em questão não seria um desvio de função? 

Vale dizer que, na esfera do direito administrativo, a Jurisprudência do STJ aponta que o reconhecimento do desvio de função não gera direito ao enquadramento do servidor público em cargo diverso, pois confrontaria Norma Constitucional, que, para o exercício de atividade pública, estabelece no artigo 37, inciso II, cuja redação dada pela Emenda Constitucional nº 19: “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”. 

É marcante a rigidez com que a Constituição Federal de 1988 tratou a ocupação de cargos públicos, expurgando da Lei 8.112/90 o instituto da ascensão, que era uma das formas de provimento de cargo público. 

Nesse diapasão, não pode um servidor público exercer as atividades inerentes a um cargo diferente do seu ou ocupar outro cargo que não seja pela participação de concursos de provas ou provas e títulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar