texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Incra-PB e MDA promoverá mutirão em Alagoa Nova


Incra-PB e MDA promovem mutirões de documentação em municípios atingidos pelas chuvas
O Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural (PNDTR) vai promover, a partir da próxima sexta-feira (26), mutirões emergenciais de documentação em 24 municípios atingidos pelas fortes chuvas que castigaram o estado da Paraíba nos últimos meses. Os mutirões, promovidos pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), irão atender comunidades rurais, acampamentos e assentamentos da reforma agrária.
Pelo menos 46 municípios paraibanos foram declarados em situação de emergência por causa das chuvas e, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, a chuva deixou 13.654 pessoas desalojadas e 1.241 desabrigadas.
A primeira rodada de mutirões do PNDTR terá início no dia 26 de agosto e, até o dia 2 de setembro, irá beneficiar oito municípios: Natuba (26/08), Itatuba (27/08), Mogeiro (28/08), Salgado de São Félix (29/08), Mulungu (30/08), Gurinhém (31/08), Juarez Távora (01/09) e Alagoa Nova (02/09).
Durante todo o dia, poderão ser tirados, gratuitamente, documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador. Os documentos são entregues na hora, inclusive a carteira de identidade.
Os participantes do mutirão também poderão receber orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário maternidade e auxílio doença, e assessoria jurídica em casos como mudança de profissão de doméstica para agricultora (destinado a agricultores familiares), pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade.
A prioridade nos atendimentos é dada às mulheres, como parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), mas homens e crianças também são beneficiados.
Parceiros
Na Paraíba, as ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com instituições como o Instituto de Polícia Científica do Estado (IPC), INSS, a Receita Federal, a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Defensoria Pública do Estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), o Ibama, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Projeto Dom Helder Câmara, o Cunhã – Coletivo Feminista, cartórios de Registro Civil, Associação dos Registros de Pessoas Naturais (Arpen), Câmaras Municipais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do (Fetag), e a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Contam, ainda, com a participação de associações, sindicatos e movimentos de trabalhadores rurais.
Cronograma dos Mutirões
Data
Município
26/08
Natuba
27/08
Itatuba
28/08
Mogeiro
29/08
Salgado de São Félix
30/08
Mulungu
31/08
Gurinhém
01/09
Juarez Távora
02/09
Alagoa Nova
————————————————————–
Siga o Incra/Sede no Twitter: @Incra_oficial
————————————————————–
Um abraço,
Kalyandra Vaz
Assessoria de Comunicação do Incra-PB
(83) 3049-9259 / 8610-1118

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar