texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

UFPB e UFCG: 5 mil servidores voltam ao trabalho nesta 2ª

Cinco mil servidores técnicos administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) retornam ao trabalho hoje depois de 76 dias em greve. Para compensar os dias parados, cada setor fará um plano.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintes-PB), Severino Ramos, informou que os funcionários poderão até trabalhar uma hora a mais, dependendo da programação de cada unidade. Já os professores das duas instituições de ensino superior (IES) continuam em greve e sem previsão de retorno. O retorno ao trabalho foi tomado na última terça-feira quando a categoria aceitou a proposta do governo que concede reajuste de 15,8%, escalonado nos anos de 2013, 2014 e 2015. Segundo Severino Ramos, os cinco campi da UFPB (João Pessoa, Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape) que têm 3.500 servidores e os sete da UFCG (Sumé, Campina Grande, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Patos) com 1.500 funcionários voltam a funcionar a partir de hoje. No entanto, ele pontuou que se o Governo Federal não cumprir com o que ficou firmado a greve poderá retornar.

Ainda de acordo com o presidente do Sintes-PB, cada unidade fará uma programação individual para colocar os serviços paralisados em dia. “Se necessitar meia hora a mais ou 1h cada dia, os servidores poderão trabalhar para acelerar os serviços. Não haverá prejuízos para ninguém. Teremos um trabalho ordenado e presença ostensiva de profissionais”, disse.

Nos finais de semana, apenas os setores que já funcionam nesses dias continuam os serviços, como o atendimento no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), o fornecimento de água e a luz da Prefeitura.

Reunião quarta discute terceirização do HU

O Sintes-PB se reúne depois de amanhã com a direção do HULW, em João Pessoa, e com o reitor da instituição de ensino superior para discutir a terceirização da unidade de saúde. O presidente do sindicato Severino Ramos revelou que a categoria é contra a administração do hospital por uma empresa privada. Ele criticou a falta de investimentos do Governo Federal no Hospital Universitário (HU). “Como uma instituição terá autonomia financeira, se a presidente não investe”, ressaltou. A reunião acontecerá às 10h, no auditório do HU.

IBGE avalia proposta do governo hoje

Os funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) avaliam durante a manhã de hoje, às 8h, na sede do órgão, na Capital, a proposta apresentada pelo Governo Federal na semana passada. Segundo a presidente do Sindicato, Renata Longo, a proposta vai além das expectativas dos servidores. Ela pontuou que o governo ofereceu reajuste de 15,7%, melhorias na carreira, indenização de campo, reavaliação dos direitos para aqueles que trabalham em ambientes de risco entre outros.

“Mesmo a proposta sendo boa, a decisão de retorno ao trabalho será o que a maioria decidir no País, ou seja, se nós da Paraíba aceitar e a maioria no Brasil não, prevalece a decisão nacional”, revelou.

Situação das greves

PRF: Sindicatos avaliam hoje proposta do governo - Os sindicatos de todo o Brasil que representam a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão avaliar hoje a proposta apresentada na última quinta-feira pelo governo: um reajuste de 15%, sendo 5% a cada ano, nos próximos três anos. A reunião acontece à tarde, na Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), em Brasília. O movimento grevista começou no último dia 20.

PF: Categoria aguarda posicionamento até a próxima sexta - A categoria aprovou na última quinta a continuidade da greve e vai esperar a resposta do governo às reivindicações. Caso até o dia 31 não haja um posicionamento, o movimento grevista deve acabar e outras estratégias serão postas em prática, como paralisações pontuais, inclusive na véspera da eleição.

IFPB: greve continua - Os professores e servidores técnico-administrativos continuam em greve. Na última quinta, o sindicato nacional aceitou a proposta do governo para os servidores, mas disse que só assina o acordo quando as negociações com os docentes forem retomadas.

UFCG: docentes mantém greve - Os professores decidiram na última quinta manter a greve e não têm previsão de retorno. O reitor Thompson Mariz disse que não cogita cortar ponto dos professores nem pedir a ilegalidade do movimento, mas espera um fim breve para a paralisação.

UFPB: docentes em greve desde 16 de maio - Os docentes continuam em greve desde 16 de maio e decidiram na semana passada continuar parados sem previsão de retorno. Cerca de 80 mil estudantes (na UFPB, UFCG e IFPB) estão prejudicados.

TRE: Greve começa hoje - Depois de realizarem uma paralisação de 48h na quarta e quinta passadas, os servidores decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta segunda. A assessoria do tribunal informou que alguns recursos de candidatos ainda devem ser julgados até a terça, mas não devem ser prejudicados pela paralisação. O sindicato acredita, entretanto, que caso o movimento se prolongue, o calendário eleitoral pode ser afetado.


Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar