texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RC lança FIC, anuncia projetos e lembra que Maranhão III não lançou edital e nem pagou FIC de 2008


O governador do Estado Ricardo Coutinho e o secretário de Estado da Cultura Chico César, lançaram nesta quarta-feira (22) o Edital 2012/2013 de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). Ricardo lembrou que em 2005 quando assumiu o governo, a prefeitura teve que pagar o edital de 2003 para poder conseguir lançar um novo edital para o Fundo Municipal de Cultura.

“Quando assumi o governo em 2005 tivemos que terminar de pagar o edital do Fundo Municipal de Cultura da gestão de 2003. O edital de 2008 nós já pagamos”, disse.

Durante o lamento do FIC, o governador também anunciou recursos que serão disponibilizados para os projetos selecionados. Os recursos do FIC 2012/2013 vão contemplar diversas ações, manifestações e eventos de artes que integrem mais de uma categoria artística, como feiras, festivais de audiovisual e de artes visuais, cultura popular, música, dança, leitura, circo, música literatura, e teatro.

Coutinho disse que os desafios e as dificuldades do Estado são muitos, mas que esses recursos no valor de R$3 milhões que estão sendo implantados para a cultura, após um ano muito difícil, são importantíssimos para apoiar a produção cultural. Ele disse que o edital lançando hoje está 100% acima do último edital que em sua maior parte foi pago na atual gestão.

Segundo Coutinho existe um grande esforço do governo junto com a secretaria de cultura no sentido de reabilitar e modernizar os equipamentos de cultura da Paraíba. Ricardo citou o Espaço Cultural que desde sua inauguração há 30 anos não recebeu nenhuma reforma e que somente em seu governo o local vai ser reformado com recursos próprios, no Teatro Paulo Pontes, no Cine Banguê.

“O espaço não recebe nenhum tipo de reforma desde sua inauguração, então vamos reformar todo o espaço, desde os banheiros até a cobertura do Espaço Cultural”, prometeu o governador que disse também que vai investir na também na reforma o Teatro Santa Roza.

Ricardo citou as obras que tem feito em várias cidades do Estado como a reforma e criação do Teatro Íca em Cajazeiras, uma obra no valor de mais de R$ 2 milhões e que será o maior teatro do sertão nordestino e finalmente em Campina Grande; Ricardo disse que vai lançar o edital para reforma do Cine São José.

“Nós estamos fazendo todo esse investimento porque precisa ser feito e que não há qualquer possibilidade de uma gestão como a nossa e não colocar os olhos sobre as condições de nossos equipamentos que estão muitos ruins”, disse.

Outro projeto de inclusão social que Ricardo Coutinho que investir que são as Orquestras Sinfônicas Populares de Crianças e Adolescentes. O projeto, segundo Ricardo já está em andamento o projeto de expansão que começa na cidade de Cabedelo e nos bairros de Mandacaru, Alto do Mateus (em João Pessoa) e em Tibiri (em Santa Rita.)

“Estamos jogando muitas esperanças nesse projeto e vamos abrir espaço por esse Estado a fora. Eu creio que o que nós estamos esperando disso a condição e a capacidade das pessoas terem acesso à cultura”, disse.







Da Redação com Tarcísio Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar