texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Governo constroi barragem subterrânea para garantir água em Junco do Seridó

A construção de barragens subterrâneas em Junco do Seridó, município localizado na região de Patos, está contribuindo para amenizar a situação do abastecimento de água na comunidade Poço de Pedras, beneficiando uma dezena de famílias agricultoras. A obra foi executada por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Junco e a Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A ação, acompanhada pelo chefe do escritório regional da Emater em Patos, Francisco Acácio, também deverá atender diferentes localidades rurais do município, inclusive com outras iniciativas, a exemplo de perfuração de poços, visando a garantia de água para o consumo humano e animal durante as estiagens. A primeira barragem construída no mês passado foi na comunidade Serra do Tanque, de propriedade de José Soares da Silva, no mês passado.

A barragem subterrânea consiste numa tecnologia alternativa de captação, armazenamento e contenção da água de chuva no interior do solo. A barragem é instalada em locais situados em um ponto estratégico do terreno, ou seja, transversalmente ao curso da água do rio, no qual escorre o maior volume de água no momento da chuva. Nessa ação, o agricultor entra como parceiro, dando como contrapartida a lona (de seis metros de largura por 36 de comprimento); a Emater entra com o apoio técnico; e a prefeitura, com a máquina retroescavadeira, que faz a parte mais importante da barragem: a escavação e o fechamento da vala, depois de colocada a lona na parte escavada.

“O caminho está sendo traçado de forma sustentável no município de Junco do Seridó, com ações que beneficiam a todos”, disse Kleber Fernandes de Medeiros, extensionista rural responsável pelo projeto. O agricultor familiar José Vieira de Medeiros, beneficiado com a construção de duas barragens, se disse bastante satisfeito, pois tem certeza de que haverá a garantia do abastecimento de água em período de estiagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar