texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

É assim que se faz, ou melhor, que não se deve fazer

Um dos maiores sonhos cultivados pelos brasileiros ao longo da vida é o da casa própria. A demanda habitacional existe em todo o país. Em Alagoa Nova o assunto não muda de foco, muitas pessoas precisam e almejam seu lar. 

Prestes a terminar seu mandato, o prefeito de Alagoa Nova ainda vem tentando concluir o primeiro conjunto habitacional popular, mesmo assim as casas já concluídas foram entregues. Sem saneamento básico, sem água potável, sem energia e ainda utilizando os antigos sistemas de fossas simples, onde o conteúdo liquido pode infiltram-se nos solo, podendo juntar-se às águas subterrâneas, que ficam poluídas e até inquinadas. 

Dando uma volta rápida na localidade, nos deparamos com o abandono e desprezo do poder público municipal, mesmo feliz por ter recibo um lar, os moradores reclamavam muito da falta de energia elétrica, água potável, insetos e lama. Passando longe do saneamento básico focado nos direitos do cidadão, de competência da união, estado e município. 

O dicionário Aurélio define o verbo sanear como tornar são, habitável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem-estar físico, mental e social. Assim sendo, saneamento básico diz respeito aos problemas e soluções relativos ao abastecimento de água, à coleta e disposição e controle da poluição dos esgotos sanitários, ao manejo das águas pluviais e ao acondicionamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos. 

Voltando ao assunto vamos observar as fotos a seguir, refletir, analisar e tentar entender o porquê que ainda dizem, é “assim que se faz”. Assim que se faz! Só se for no sentido figurado, vocês concordam.




Crianças com baldes indo buscar água muito longe

Observem fotos de conjuntos habitacionais em outros municípios, estes gestores podem bater no peito e dizer como é que se faz.



Podemos concluir que o modelo administrativo em Alagoa Nova não deve ser seguido por ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar