texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Decisão sobre permissão do consumo de drogas divide opiniões

O anúncio de que o consumo de drogas pode deixar de ser crime na reforma do Código Penal dividiu opiniões de especialistas pelo país. Desde a aprovação da medida em si, até a questão da quantidade considerada como consumo pessoal, não há unanimidade entre especialistas na área.

O professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay, considerou a iniciativa da Comissão de juristas um avanço.

— Como do ponto de vista do usuário hoje é crime, na prática, é o juiz criminal que cuida do caso e isso tem efeitos sérios porque a Saúde não consegue tratar. Na cracolândia, por exemplo, não são médicos que tiram os dependentes de lá, é a polícia — pontuou Abramovay.

De acordo com ele a criação de um critério objetivo é positiva e bastante semelhante ao modelo adotado em Portugal. Ele disse que o consumo não aumentou em Portugal e a eficiência policial aumentou porque a polícia passou a combater o tráfico e não os usuários. Em Portugal, a quantidade mínima permitida é o equivalente para uso em 10 dias.

A professora de psiquiatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Maria Thereza Aquino, também aprovou a novidade, mas com ressalvas.

— É um avanço descriminalizar, mas quantificar é complicado porque a droga varia muito de pessoa para pessoa.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta quarta-feira ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.

Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.

A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".

A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e a Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".

Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".

Pedido de investigação

O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.

O Paraguai recomendou ao País "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".

A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça".

Reforma no sistema penitenciário

Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.

Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".

Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos".





Da Redação com Terra

terça-feira, 29 de maio de 2012

Festival de Quadrilhas acontece em Guarabira dias 21 e 22 de junho e inscrições continuam abertas

A secretária adjunta de Cultura e Turismo de Guarabira, Girleny Fernandes, confirmou que o Festival de Quadrilhas Juninas do Brejo acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, e 12 quadrilhas já confirmaram participação.
Segundo a secretária, desde o primeiro ano de mandato a prefeita Fátima Paulino tem incentivado a cultura popular, em especial o Festival de Quadrilhas, e este ano não poderia deixar de realizar esse importante evento cultural.
“A prefeita autorizou a realização do Festival, e de imediato começamos a prepará-lo contando com a ajuda da Federação do Brejo, que entrou em contato com os quadrilheiros e confirmou a inscrição de 12 grupos participantes”, informou Girleny.
Os quadrilheiros conhecem a qualidade do Festival do Brejo realizado pela Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Cultura e Turismo, e antes mesmo de ser anunciado o evento já confirmam a participação.
A quadrilha interessa em competir no Festival de Quadrilhas do Brejo pode procurar a Secretaria de Cultura e Turismo, que terá assegurada a inscrição.
Codecom-PMG

Prefeito de Barra do Bugres aperta pescoço de repórter; veja

Flagrante da agressão do prefeito "Pescadô" contra a repórter

Wilson Francelino de Oliveira perdeu a compostura e agrediu Elissa Neves

Irritado, o prefeito de Barra do Bugres Wilson Francelino de Oliveira, o Pescadô (PSD), agrediu a repórter TV Record do município Elissa Neves.

Em vídeo do YouTube, que já tem mais de 12 mil acessos, a jornalista tenta entrevistar o prefeito durante encerramento dos jogos estudantis da cidade, o social-democrata se recusa a falar e, diante da insistência, parte para cima de Elissa.

A repórter ainda reclama que Pescadô a está machucando, o prefeito ironiza e com um sorriso no rosto diz: “Ah é! É verdade?"

Sindicato dos Jornalistas condena atitude

Em nota de repúdio, o sindicato dos Jornalistas do Estado classifica de agressão covarde e sem justificativa aplicada pelo prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino, o Wilson Pescadô, contra a repórter Elissa Neves, da TV Record.

"A violência no trato com a colega da profissão deixou a diretoria do sindicato e a categoria indignados", diz o comunicado. Observa que profissionais de imprensa (jornalistas, radialistas, fotógrafos, repórteres cinematográficos, desenhistas/ilustradores/chargistas, diagramadores/webdesigners) buscam em autoridades respostas para o que ouvem e o que pede a população".

E dispara críticas ao prefeito agressor. Escreve que o prefeito merece repúdio por tratar a profissional com violência, como se fosse algo natural. "A postura do prefeito certamente não combina com a cultura e hábitos do povo pacífico de Barra do Bugres", enfatiza o Sindjor, presidido pelo jornalista Téo Meneses.
 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Morador de rua de SP reencontra família após perfil criado no Facebook

Morador de rua de São Paulo há mais de 30 anos, Raimundo Arruda Sobrinho, 73, reencontrou a família depois de um perfil criado para ele no Facebook. Em setembro de 2011, um de seus quatro irmãos, Francisco Tomaz Arruda, que vive em Goiânia (GO), encontrou por acaso na internet sua página na rede social.

O perfil de Raimundo no Facebook (acesse aqui) foi criado por Shalla Monteiro, moradora da região onde ele vivia há quase 19 anos, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Raimundo não entrava em contato com a família desde a metade da década de 1980. Ele saiu de casa para estudar em São Paulo no início dos anos 1960.

Sem informações precisas sobre sua localização, a família de Raimundo sempre buscou notícias sobre ele na internet. Durante todos esses anos, Raimundo já apareceu em revistas, jornais, programas de TV e inclusive documentários. “Mas a maioria do material era antigo e não informava sua localização exata”, conta Josangela Roberta, mulher de Francisco.

Em setembro de 2011, Roberta buscou na internet o nome de Raimundo para mostrar uma foto dele para a filha de Francisco. Ao fazer a pesquisa na web, elas localizaram o perfil de Raimundo no Facebook, que havia sido criado por Shalla há menos de dois meses.

Shalla conheceu Raimundo em maio de 2011
“Conheci Raimundo em maio de 2011. Acho que foi amor à primeira vista. O que mais me chamou a atenção foi a paz e a tranquilidade que ele transmite”, conta Shalla, que criou a página no Facebook dez dias depois do aniversário de 73 anos de Raimundo, comemorado em 10 de agosto com bolo e presentes.

“Criei o perfil como uma forma de dar reconhecimento e afeto para uma pessoa com a qual eu estava muito envolvida”, diz. Antes de criar a página no Facebook, Shalla explicou para Raimundo o que é internet e mídias sociais, e pediu sua autorização. “Ele apenas me disse: ‘se você quer perder tempo com um mendigo’”.

Ao encontrar Raimundo na rede social, Roberta levou um susto. “Mandamos imediatamente uma mensagem questionando quem havia feito a página, já que Raimundo era morador de rua”. Shalla logo entrou em contato com a família para dar todas as informações.

“Eu nunca imaginei que encontraria a família pelo Facebook, mas eu sabia que haveria alguma repercussão. Durante o tempo que convivi com ele, notei a grande popularidade de Raimundo, que sempre era cumprimentado por moradores, policiais e inclusive crianças”, diz Shalla.

Esperança-PB promove 9 dias de festejos juninos e faz o maior São João do Brejo

A Prefeitura de Esperança, no Agreste paraibano, divulgou na manhã de domingo (27) a programação dos 9 dias de festa em comemoração aos dias de São João e São Pedro. O Evento começa 23 de Junho e o encerramento acontece no dia 1º de julho. As apresentações acontecem na Avenida do Forró, que está localizada no Centro da cidade.

De acordo com os organizadores serão montados dois palcos, e toda uma estrutura de segurança e decoração para agradar os moradores e os turistas que passarão pelo município nesta temporada. Um dos destaques da programação será a homenagem para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo completaria 100 anos.

Dentre as principais atrações estão os cantores Dorgival Dantas, Eliane, Fábio e Nando e Forrozão Karkará, Os Nonatos, Luan e Forró Estilizado. De acordo com a assessoria de imprensa, além do palco principal, haverá ilhas de forró e o tradicional “Palhoção de todos” que preza pelo autêntico e genuíno forró pé de serra.

Conforme já anunciado, o evento será aberto pelo cantor Luan e Forró Estilizado além do Forrozão Balanço Gostoso. Segundo informações da secretária de Eventos Vera Taveira, a expectativa em torno das atrações é grande, segundo ela, a Prefeitura de Esperança prezou pelo autentico forró, valorizando os filhos da terra bem como os das cidades circunvizinhas.

Ainda segundo Vera, este evento é de extrema importância para a região, como fluxo gerador de emprego e renda através dos mais diversos segmentos.

MAIS INFORMAÇÕES EM: www.saojoaodetodos.blogspot.com e pelo twitter @saojoaodetodos

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PALCO PRINCIPAL

Data / Atração

Dia 23 (Sábado): Luan e Forró Estilizado / Balanço Gostoso

Dia 24 (Domingo): Forró da Kanxa / Forró Casual

Dia 25 (Segunda-feira): Forrozão Karkará / Forró Feitiço

Dia 26 (Terça-feira): Dorgival Dantas / Capilé

Dia 27 (Quarta-feira): Fábio Nando / Casca de Coco

Dia 28 (Quinta-feira): Eliane / Dj Juninho

Dia 29 (Sexta-feira): Os Nonatos / Estação da Luz

Dia 30 (Sábado): Forró Bakana / Forró das Minas

Dia 01 (Domingo): Forró da Xêta Elétrico (Arrastão com Mil Trio)

Criatividade sem limite

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vereador morre em acidente de próximo a cidade de Alagoa Nova – PB

Foto G1.com
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (25) na rodovia estadual PB-097, no Agreste da Paraíba, a cerca de 4km da entrada do município de Alagoa Nova. A vítima foi um vereador da cidade, José Pereira (PMDB), que era conhecido como José Duda e estava no quinto mandato. Duas mulheres e uma criança que sobreviveu foram resgatadas das ferragens do carro pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital de
Emergência e Trauma de Campina Grande.

O Fiat Uno conduzido pelo político colidiu de frente com uma caminhonete Veraneio que fazia transporte alternativo entre os municípios de Lagoa Seca e Alagoa Nova. A ligação de socorro foi recebida pelos bombeiros às 13h50.

Com base nos relatos das testemunhas, as primeiras hipóteses investigadas pela
Polícia Civil são de que a chuva ou uma falha mecânica tenham provocado o descontrole do carro, que invadiu a faixa contrária. Uma equipe de peritos do Instituto de Polícia Científica foi convocada para fazer um laudo e apontar a causa do acidente. O Núcleo de Medicina Legal de Campina Grande também foi ao local para recolher o corpo da vítima e fazer os exames de identificação.

Alagoa Nova perde de forma prematura um grande líder, restam apenas lamentos, sentimentos e condolências a toda família do querido e sempre vereador José Duda, o Zé do Povo...

Da redação com o G1

Mídia nacional denuncia que Vitalzinho usa verba para comprar reportagens

Presidente da CPI do Cachoeira e corregedor do Senado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) usa dinheiro público para a compra de reportagens a seu favor em veículos de seu Estado.

Três jornalistas, de rádios e sites da internet, disseram à Folha que recebem dinheiro da verba indenizatória do senador para publicar reportagens que seu gabinete encaminha ou produz. Os ouvintes e leitores não são informados de que o material é pago pelo senador.

Conforme a Folha revelou na terça, um outro jornalista presta o mesmo serviço para o senador e recebe por meio de sua filha, uma funcionária-fantasma do gabinete de Rêgo que se diz coautora do hit "Ai Se Eu te Pego".

Desde que assumiu o mandato em 2011, Rêgo já repassou R$ 41 mil para os outros três jornalistas. O congressista tem uma cota mensal de R$ 15 mil para gastos com o exercício do mandato. Ele nega irregularidade na ação.

"O pagamento só é feito quando a empresa, além da nota fiscal, manda o comprovante das matérias. Mensalmente a assessoria [de Rêgo] pede o envio das notas", afirmou o jornalista Heron Cid, do "Blog Mais PB".

Paulo Roberto Florêncio diz que recebe para divulgar as informações. "Sou jornalista, tenho um programa de rádio e faço a divulgação do parlamentar durante o programa. Ganho para isso."

Sílvio Romero, radialista, disse que recebe o dinheiro para divulgar material "emitido" pela assessoria de Rêgo.

As operações são legais, embora a o código de ética da ANJ (Associação Nacional dos Jornais) proíba a prática.

Vital do Rêgo afirmou que "não usa a verba indenizatória para a publicação de matérias favoráveis" a ele e aconselhou a Folha a investigar o que os demais senadores fazem com o dinheiro. As empresas, segundo ele, são contratadas para "promover a divulgação" do seu mandato.

Em 2003, a Folha revelou que o então governador do Paraná Jayme Lerner comprou R$ 6,4 milhões em supostas reportagens publicadas na imprensa do Paraná.


Da Redação do Paraíba.com, com Folha de São Paulo


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mesmo com investimento de R$ 4 milhões, Parque do Povo inunda com a primeira chuva em Campina Grande/PB

Uma situação no mínimo curiosa está intrigando os moradores da cidade de Campina Grande, no Agreste do estado. Isso porque, nos últimos dois dias, com advento das chuvas, o Parque do Povo – local onde acontece o Maior São João do Mundo – que segundo a prefeitura municipal, foi totalmente reformulado, inclusive com a implantação de um projeto de drenagem, ficou com o piso superior alagado em algumas áreas.
O fato foi registrado por alguns moradores da cidade que registraram arquivos fotográficos e postaram nas redes sociais, como forma de protestar pela visível ineficiência da obra, que segundo a própria gestão municipal, custou cerca de R$ 4 milhões.

Veja alguns releases divulgados pela prefeitura de Campina Grande e pela assessoria do Senador Vital do Rego Filho (irmão do prefeito da cidade), que fazem referência à obra:
 
 

Caso Vital: Sarney lava as mãos e integrantes da CPI querem explicações

Destaque no Jornal Nacional, símbolo maior da imprensa nacional, o senador Vital do Rego Filho (PMDB) tentou se defender ontem da acusação de contratação de fantasmas em seu gabinete alegando apuração interna pra checar a veracidade da denúncia.

Agiu como se a coisa fosse no gabinete do vizinho.

Não adiantou muito. Integrantes da CPI, conforme veiculou reportagem do JN, exigiram explicações do senador paraibano. Rubens Bueno, deputado pelo PPS-PR, foi um deles.

“Ninguém pode ser presidente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional, com esse tipo de fragilidade. Ele deve esclarecimento imediato para a sociedade brasileira e corrigir isso definitivamente”, disse ao Jornal Nacional.

Para o oposição, Vitalzinho não pode terminar a CPMI menor do que o contraventor Carlinhos Cachoeira, alvo principal da investigação.

De acordo com a Folha de São Paulo, ontem, integrantes da CPI desistiram de cobrar explicações do presidente da comissão para evitar constrangê-lo no dia do depoimento do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
Mas prometem, na reunião de amanhã, pedir que Vital do Rêgo explique a contratação da funcionária.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que a CPI não podia "demonstrar fragilidade diante do chefe da organização contraventora" e por isso não fez questionamentos ao presidente da CPI.
Para o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), a CPI tem que ouvir as explicações de Vital do Rêgo, mas cabe ao setor administrativo do Senado cobrar providências sobre os funcionários-fantasmas.

Até agora nem seus próprios colegas levantarem-se para defende-lo. O presidente do Senado, José Sarney, lavou as mãos. Disse por meio da assessoria que "cada senador é uma instituição e responde pelos seus atos".

Clique aqui e assista matéria do Jornal Nacional sobre o caso.

Luís Tôrres

Ricardo diz que oposição é 'mesquinha'; 'Cagepa não pode ser prejudicada por disputa política'

O governador Ricardo Coutinho (PSB) falou na manhã desta quarta-feira (23) que os deputados de oposição que estão pedindo uma audiência com a Cagepa antes de aprovar o empréstimo solicitado de R$ 150 milhões, são, na verdade contra a empresa de águas.

Ricardo afirmou que os deputados da oposição que estão se colocando contra são mesquinhos. “Prejudicar uma empresa que fez tanto pela Paraíba por causa de uma disputa política, isso é muita mesquinharia”, colocou.

O governador ressaltou que a matéria que espera por aprovação na Assembléia Legislativa é só um aval do governo para que o empréstimo seja realizado, quem vai arcar com as despesas do empréstimo é a própria Cagepa. “Eu tenho certeza que a maioria dos deputados vão votar a favor do aval”, concluiu.






Da Redação com Pedro Callado

Comissão do Senado estende Ficha Limpa para todos os cargos de confiança no país

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (23), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende os efeitos da lei de ficha limpa a todos os funcionários públicos em cargos comissionados do País. A proposta, do senador Pedro Taques (PDT-MT), vai agora para o plenário do Senado, onde terá que passar por duas votações, e depois ainda será remetida para a Câmara.

A PEC foi aprovada por unanimidade na CCJ e prevê que funcionários que estejam em situação de inelegibilidade por terem sido condenados em processos judiciais por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz) não podem ser contratados pelo poder público em nenhuma esfera de poder, mesmo que ainda caiba recurso. A proposta vale para os três poderes e para União, Estados e municípios.

A Controladoria Geral da União (CGU) já estuda, a pedido da presidente Dilma Rousseff, um decreto presidencial nos mesmos termos, mas que valeria apenas para o Executivo da União.





Da Redação com Estadão

terça-feira, 22 de maio de 2012

Seis pessoas morrem em acidente entre as cidades de Esperança e Remígio no Agreste

Movimentação em frente ao hospital
Um acidente grave aconteceu agora a pouco, por volta das 17h40, na altura do quilômetro 91 da BR-104, no trecho entre as cidades de Esperança e Remígio, próximo ao distrito de São Miguel, no Agreste do estado.

De acordo com informações preliminares Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu dois veículos, sendo uma caminhonete Veraneio e um caminhão de rede de lojas. Seis pessoas morreram no local e outras ficaram feridas.

Neste momento, equipes do Samu e Corpo de Bombeiros estão no local. O trânsito na rodovia está lento e chove muito na área. As autoridades pendem cautela aos motoristas.
Mais informações em instantes.





 
PortalCorreio

Revista afirma que Vital empregou funcionária fantasma em troca de elogios de jornalista Leia mais

A revista Veja publicou a acusação contrao senador Vital do Rego Filho (PMDB) de que ele teria empregado funcionárias fantasmas em seu gabinete. Uma delas seria filha de um jornalista. Na matéria da revista, o autor afirma que "o senador concedeu um favor ao jornalista em troca de alguns elogios".

Confira na íntegra:

Presidente da CPI do Cachoeira emprega fantasma no gabinete em troca de artigos elogiosos do pai dela!!!

Por Reinaldo Azevedo, Veja

O presidente da CPI do Cachoeira, Vital do Rêgo (PMDB-PB), contratou como funcionária fantasma em seu gabinete Maria Eduarda Lucena dos Santos, que se diz coautora do hit “Ai, Se Eu te Pego”, cantado por Michel Teló.

O emprego foi arrumado pelo pai de Maria Eduarda, o jornalista Adelson Barbosa, que admitiu à Folha que a filha foi contratada para receber pelos trabalhos que ele e outros dois jornalistas executariam: publicar reportagens favoráveis ao senador na imprensa local. Barbosa, que trabalha no jornal “Correio da Paraíba”, disse que partiu do senador a sugestão para burlar as normas do Senado.

“Quem faz o trabalho sou eu e meus outros dois colegas. Ele [senador], quando convidou a gente para fazer o trabalho, disse que não poderia nomear três pessoas. Ele sugeriu colocar uma pessoa e a gente divide o valor”, contou Barbosa. “Poderia ser no meu nome, ou no de um dos outros dois. Só que eu não podia, porque o Senado exigia não ter outro vínculo [de trabalho]. Minha filha é estudante e sugeri que fosse no nome dela.”

Maria Eduarda, 20, também disse à reportagem que o pai é quem responde pelo cargo. Ela foi contratada em fevereiro de 2011 como assistente parlamentar com salário de R$ 3.450. E é dispensada de comprovar presença.

Estudante universitária, ela diz ter criado o “Ai, se eu te pego” numa viagem com colegas à Disney em 2006. A Justiça concedeu liminar em favor dela e das amigas bloqueando o dinheiro arrecadado com a música até que se decida a autoria. A contratação de funcionários fantasmas pode gerar ação por improbidade. O presidente da CPI também emprega no gabinete parentes de políticos e aliados. Ele contratou uma filha do ex-governador peemedebista José Maranhão, a mãe do deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), uma prima do ex-senador Ney Suassuna e uma cunhada de seu primeiro-suplente, Raimundo Lira, com salários que variam de R$ 2 mil a R$ 12,8 mil. O senador emprega ainda a mulher de Carlos Magno, coordenador de comunicação de sua campanha em 2010.




Da Redação com Revista Veja

'Xuxa não contou a versão original com Pelé'


A atriz e cantora Brita Brazil, que já foi amiga de Xuxa Meneghel, postou nesta segunda-feira (21) em seu perfil no Facebook uma foto com a apresentadora na capa da revista Manchete da década de 80.
Depois de assistir ao depoimento emocionado de Xuxa no Fantástico do último domingo (20), Brita quis contar a sua versão da história sobre como ela havia apresentado a rainha dos baixinhos a Pelé.
Contrariando a história contada por Xuxa, Brita diz que o ex-jogador a convidou "para ver o show da Simone". Como ela se mostrou entediada, ele disse a ela que convidasse uma amiga para se juntar ao casal, e inclusive aceitou pagar o táxi quando soube que a amiga - Xuxa - não tinha dinheiro para chegar ao espetáculo.
Como Brita não mostrou interesse nele, Pelé teria voltado sua atenção a Xuxa, perguntando a Brita se ela "se importaria em dar a ele o telefone da amiga loirinha que tinha saido com eles" na ocasião.
Brita, que anteriormente usava seu nome real, Márcia Brito, ainda postou uma outra foto dela com Xuxa, de 1996, no aniversário de seu primeiro neto, em Los Angeles.
Depois de uma grande quantidade de comentários recebidos, a cantora disse que a apresentadora - que fez uma série de revelações no domingo envolvendo os abusos sexuais que sofreu, sua relação com Ayrton Senna e Pelé, e até uma proposta indiscreta do rei do pop, Michael Jackson - é "uma ótima pessoa, porém não se dedicou a se conhecer em trabalhos disponíveis e talvez não quisesse sofrer as consequencias do ativismo".
Veja a íntegra do texto de Brita:
"Versão original da história de como Xuxa conheceu o Pelé (pode ser que ela tenha se esquecido). Como ela disse hoje na entrevista ao Fantástico, que a capa da Manchete era uma loira (ela) uma morena (Luisa Brunet) uma negra e uma ruiva? Como? Eu era a ruiva ou a negra? No final das fotos, ele me chamou pra ver o show da Simone... Ainda antes de começar o show fiquei visilvemente entediada, pois ele estava cheio de seguranças e pessoas ricas da alta sociedade, o papo era fútil, eu estava quase dormindo na mesa... Então ele disse: quer chamar uma amiga tua, pra te fazer companhia? Eu disse que sim, e na época Xuxa e eu éramos amigas. Fui à portaria do Canecão, pois não existia celular, e liguei pra ela. (...) Depois deste dia o Pelé me convidou para jantar, e fomos algumas vezes. Só que o que me interessava nele era que ele tomasse uma posição contra o racismo, isso em 1980. Como ele viu q não ia rolar nada mais divertido do que ativismo, perguntou se eu me importaria de dar a ele o telefone da minha amiga loirinha que tinha saido conosco naquele dia. Eu dei imediatamente".


Terra

LISTA NEGRA: TCE está preparando uma lista com os Políticos "Ficha Suja"

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) já está preparando uma lista contendo os nomes dos políticos que tiveram as contas reprovadas e, por isso, estão com a 'ficha suja' e, consequentemente, impedidos de disputar às eleições 2012. De acordo com o presidente Fernando Catão, em junho a lista deve estar pronta para ser divulgada e entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).

A relação incluiu os ordenadores de despesa cujas prestações de contas julgadas pelo TCE apresentaram alguma irregularidade, como por exemplo, de desvio de finalidade na aplicação dos recursos, despesas sem comprovação e má aplicação de recursos públicos.

"Com certeza essa lista será divulgada. Temos o prazo até junho e até lá essa relação vai estar pronta", confirmou Fernando Catão durante entrevista ao programa Tambaú Debate das rádio e TV Tambaú.

Os políticos inseridos nessa lista serão considerados 'ficha suja' e ficarão inelegíveis.



Politica PB

TRE cassa mandato do Prefeito e do Vice de Riachão-PB por abuso de poder

Paulo da Cunha - foto - (PMDB) e Edvaildo Moura do Nascimento, respectivamente prefeito e vice do município de Riachão-PB, no Curimataú paraibano, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Eles foram condenados por abuso de poder político e econômico e multados em 50 mil ufirs, mas a defesa ainda pode recorrer desta decisão.

Os dois são acusados de distribuir, entre outras coisas, alimentos, passagens, remédios e dinheiro em época de eleição sem que houvesse lei que regulamentasse a distribuição. Segundo a defesa do prefeito, uma lei de 2002 assegurava os benefícios. No entanto, os juízes eleitorais não encontraram provas documentais no processo.

Prefeito e vice devem se afastar do cargo logo que a decisão for publicada, mas, caso recorram, podem se manter no cargo até o julgamento final. A corte determinou também que a cidade passe por eleições indiretas para que novos gestores sejam escolhidos.

Quatro dos cinco juristas votaram pela cassação, um sexto, Miguel de Brito Filho, se disse impedido e não votou. O relator do caso foi o desembargador Márcio Accioly. Ele foi seguido em seu voto por Saulo Benevides, Maria das Graças Duarte e João Bosco medeiros. O juiz eleitoral Silvio Porto votou contra a cassação.





Da Redação com g1pb

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Carro irregular, usado para transporte de carnes, tomba mais uma vez em Alagoa Nova PB

Veículo sem sinalização, sem placas, rebocado por um trator, levando risco aos funcionários e população, assim é feito semanalmente o transporte da carne do matadouro público ao mercado municipal.
Há poucos dias este veículo tombou e toda carne que era transportada ficou espalhada a beira de um esgoto a céu aberto. Nesta sexta-feira (18), o veículo aparentemente impróprio para este tipo de serviço voltou a tombar, causando transtorno e alertando mais uma vez o quanto é perigoso utilizar um veículo sem as devidas regulamentações nos órgãos de trânsito competentes.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo que não esteja devidamente registrado ou licenciado é infração gravíssima com penalidade de multa e retenção do veículo. Ainda segundo o Código de Transito, conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança é inflação grave, punida com multa e retenção do veículo. Baseando-se nas informações que regem as leis do CTB, pode-se afirma que a Prefeitura Municipal de Alagoa Nova está sendo desobediente a lei, colocando em risco a integridade física de servidores e populares diante de possíveis acidentes provocados por veículo antigo, impróprio e em estado de conservação arcaico.
Lamentável, na época dos grandes carrões, a prefeitura de Alagoa Nova ainda utiliza veículo dos anos 80 para serviços públicos. Serviços essenciais, colocados em 3º plano, serviços fundamentais colocando em risco a população.
Click no link abaixo e confira a matéria que trás as imagens do penúltimo tombo do veículo:

TRE-PB ainda vai julgar mais de 80 vereadores infiéis


Mesmo faltando pouco mais de sete meses para concluírem seus mandatos, 85 vereadores de municípios da Paraíba ainda correm o risco de perder a vaga em decorrência de condenação por infidelidade partidária. Tramitam atualmente no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) 89 processos contra parlamentares.

A lista inclui ainda três ações contra deputados estaduais – Wilson Braga, Trócolli Júnior e Doda de Tião – que enfrentam na Justiça Eleitoral outros processos, além da ação em que foram absolvidos na última quinta-feira, movida pela suplente Mayenne Van de Sousa Bandeira, e uma ação de justificação de desfiliação partidária, impetrada pela vereadora Walterluzia Maria Emília Brandão Mendes (PSB), do município de Mataraca, que deixou o DEM. As requisições de perda de mandato foram feitas tanto por suplentes quanto pelos partidos de origem.

Dos processos que tramitam atualmente no TRE-PB, em grau de recurso, pelo menos 24 são de migração para os partidos novos, sendo 21 para o Partido Social Democrata (PSD) e três para o Partido Pátria Livre (PPL). A grande maioria de 65 casos, no entanto, se referem a ações impetradas por suplentes de vereadores que se julgaram legítimos para conquistar a vaga no parlamento estadual ou municipal. Neles, a PRE/PB vai analisar se os políticos saíram dos partidos após a criação dos partidos novos.

Apenas em análise da Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE/PB) tramitam 12 processos ajuizados contra vereadores. Após o parecer da PRE/PB, seguem para o relator e serão julgados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Segundo o procurador Regional Eleitoral, Yordan Delgado, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Eleitoral como um todo estão empenhados em acelerar a resolução dos processos, mas que de outubro do ano passado até o momento a pilha só tem aumentado. “Chegamos a ter mais de 50 processos para dar o parecer e entregamos todos conclusos para relatório”, disse, lembrando que há muitos processos em primeira instância para chegar.

Um dos motivos da lentidão processual, segundo ele, é a necessidade de remeter os processos para a instância judicial de origem para oitivas de testemunhas ou alguma necessidade inerente ao processo.





Da Redação com Angélica Nunes

sábado, 19 de maio de 2012

Leitor envia: DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO É CRIME!

Dispõe o artigo 331 do Código Penal:

Art. 331. Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

Conforme a redação do artigo, observa-se indispensável que o desacato seja contra funcionário público, no exercício de sua função ou em razão dela, tendo o delito como objetividade jurídica, manter o prestigio, o respeito da administração pública exercido por seu agente público.

O sujeito ativo do crime de desacato poderá ser qualquer pessoa que vier a desacatar funcionário público, inclusive o próprio funcionário público, pois como dito, a objetividade jurídica do crime é manter o respeito, o decoro, da administração pública. Assim o sujeito passivo do delito é o Estado, bem como seu funcionário.

O crime em tela traz em seu cerne o sentido de vexar, afrontar, ofender, desrespeitar o funcionário público, desferindo-lhe palavras injuriosas, desrespeitosas, caluniosas, difamatórias bem como ameaças, gestos e agressão física.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ex-vereador de Alagoa Nova PB tenta tumultua sessão e Presidente da Câmara o convida a retirar-se do recinto com o auxilio da PM

Mesmo sendo conhecedor do regimento interno da câmara, o ex-parlamentar e atual secretário de articulação política Manoel Vieira de Ataíde (PSB), não conteve os ânimos, e, por três vezes foi repreendido pela presidência da casa. O atual presidente, Ramilton Camilo Diniz, alertou ao cidadão de que o Regimento Interno da Câmara não permite qualquer tipo de manifesto por parte da população presente, mesmo assim o ex-vereador continuou gritando, e, de certa forma atrapalhando a sessão que por três vezes teve que ser interrompida. Antes de mais uma interrupção, o presidente da casa solicitou a Polícia Militar que ajudasse o ex-vereador a retirar-se do recinto, assim a sessão pôde continuar sem mais apartes.
De Acordo com o Regimento Interno da Casa Clementino Leite, é permitido a qualquer cidadão assistir às sessões da câmara na parte do recinto reservado ao público, desde que se conserve em silêncio durante os trabalhos, não manifeste apoio ou desaprovação ao que passa em plenário e atenda as determinações do presidente. Ainda de acordo com o Regimento, é facultado ao presidente requisitar força policial quando necessária à preservação da regularidade de funcionamento da câmara. O presidente ainda pode exercer atos de poder de polícia em quaisquer matérias relacionadas com as atividades da Câmara Municipal dentro e fora dela.
Observe no vídeo que circula no you tube, o cidadão não respeita a autoridade do presidente, tenta tumultuar e o presidente é obrigado a pedir ajuda a PM para manter a ordem na casa.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ladrão fica preso entre o portão e a parede do estabelecimento que pretendia roubar

Um ladrão destratado foi o assunto do dia no meio policial do Ceará. Na madrugada dessa terça-feira (15), o homem tentou entrar numa mercearia para roubar, mas acabou se dando mal.

De acordo com o blog Ronda do Quarteirão, o sujeito ficou com a cabeça enganchada entre a porta de ferro e a parede do estabelecimento e não conseguiu sair de lá. Não teve outra alternativa, a não ser pedir ajuda.

O socorro veio de viatura! A Polícia Militar foi acionada, retirou o suspeito da ‘ratoeira’ e o conduziu direto para a delegacia.

“Já fui preso outras vezes e mesmo assim, continuo na Câmara” ironiza Vereador

Após sair da cadeia, o vereador Uciélio Aquino Torres (PTB) - foto ao lado -, presidente da Câmara de Vereadores do município de Riachão-PB, no Curimataú do Estado, surpreendeu a todos com as declarações feitas, sem remorso, à equipe de reportagem da TV Correio/Record.

Durante a conversa com o repórter Márcio Rangel, o parlamentar confessou que esta não foi a primeira vez que foi detido. “Até Romário que é mais rico do que eu já foi preso porque não pensão alimentícia. Sou apenas um humilde vereador. Já fui preso outra vez pelo mesmo motivo e continuo sendo vereador. Não tenho vergonha de andar na rua. Não matei, nem roubei ninguém” comentou.

A prisão do vereador foi decretada na última quinta-feira (10) pela 1ª Vara da Família do Tribunal de Justiça de São Paulo, local onde sua ex-companheira mora atualmente e o acionou judicialmente por se recusar a pagar a pensão alimentícia do seu filho, que hoje já tem 21 anos de idade.

No entanto, quando o documento foi expedido, as autoridades tentaram capturar o parlamentar, mas em uma estratégia rápida, ele conseguiu fugir do bloqueio.

Quando questionado, ele também confessou a ação. “Eu fugi sim na quinta-feira passada, por que não estava preparado para ser detido. A oficial de justiça era inexperiente eu dei um ‘pitú’ nela. Quando a jovem pensou que estava em um lugar, eu já estava longe” revelou, rindo, Uciélio Aquino.

O presidente da câmara foi detido pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (16) e conduzido para a Cadeia Pública da cidade de Araruna. Cerca de três horas depois, ele realizou um acordo com a ex-mulher e pagou os débitos, conseguindo assim, um alvará de soltura.

De acordo com o processo, a dívida já superava a cifra de R$ 10 mil.

Perguntado sobre como este episódio pode comprometer sua pré-candidatura à reeleição, o parlamentar voltou a surpreender. “Isso foi bom demais. Agora tenho certeza que o povo vai votar em mim novamente. Sou vereador em Riachão por quatro mandatos. A oposição tenta, mas não vai me derrubar. Esse ‘moído’ só me deu foi fama” finalizou.





Da Redação com Márcio Rangel, TV Correio Guarabira

Contando "história de leão", marido de avó estupra criança de 4 anos em Bayeux-PB

A história de abuso sexual contra menores sempre se repete. Existe um parente, que acaba estuprando uma criança. Infelizmente está uma estatística que não queríamos noticiar. Mais uma criança na Paraíba sofre abuso sexual. Dessa vez ela tem apenas 4 anos de idade e foi estuprada pelo enteado avô.

O fato aconteceu na noite desta quarta-feira (16), no bairro da Liberdade em Bayeux-PB. Sebastião Veloz da Silva, 53 anos, estava cuidando do menino, enquanto o seu pai não chegava do trabalho. Ele atraiu o “neto” para o quarto dizendo que iria contar uma história do leão. O acusado pediu para criança virasse de costas e conseguiu violentá-la a com o dedo.

Quando o pai da criança chegou notou que o “avô” estava desconfiado. O garoto relatou ao pai que estava sentindo muitas dores. Ao conversar com o filho, ele soube o que aconteceu em sua residência.

Policiais da Força Tática do 2º BPM foram chamados e conseguiram prender em flagrante o acusado. De acordo com o tenente Lennon Brandão da Força Tática do 2º BPM, um exame foi feito e constatado o abuso sexual no garoto de 4 anos de idade.

O acusado foi encaminhado para a Central de Polícia. A prisão foi realizada pelo tenente Lennon Brandão e o sargento Assis, da Força Tática do 2º BPM de Campina Grande.





Da Redação com Priscila Andrade

quarta-feira, 16 de maio de 2012

BOMBA: Vereador líder do Prefeito de Alagoa Nova PB é condenado por crime contra o sistema financeiro nacional.

O vereador Françuá Marques da Silva, Líder do Prefeito de Alagoa Nova Kleber Moraes, foi condenado por crime contra o sistema financeiro nacional. Em virtude do transito em Jugado de sua sentença, o Vereador teve seus diretos públicos suspensos, consequentemente o mandato ao qual ele exercia foi extinto nesta terça-feira (15) na câmara de vereadores de Alagoa Nova.
No âmbito penal o agora ex-vereador sofrerá as penalidades cabíveis. Pena-base privativa de liberdade em 03 (três) anos de reclusão e a pena de multa em 97 (noventa e sete) dias-multa, ao valor unitário, em face das circunstâncias econômicas do Réu, de R$ 120,00 (cento e vinte reais), equivalente a 1/2 (metade) do valor do salário mínimo vigente na época em que forjadas as procurações (outubro/2003), o que totaliza o valor, a título de multa, de R$ 11.640,00 (onze mil, seiscentos e quarenta reais).
A pena ainda sofreu majoração em decorrência da continuidade delitiva, prevista no art. 71 do Código Penal, tendo sido aumentada em 1/5 (um quinto), diante da reiteração da conduta delituosa por diversas vezes, pelo menos 7 (sete) vezes devidamente comprovadas, o que se afigura bastante razoável, quando se constata que a variação é de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços).

Entendendo o caso:

O parlamentar induzia pessoas carentes a lhe nomearem procurador junto ao Banco do Nordeste e, em seguida, valendo-se dessa condição, promovia o saque, em proveito próprio, dos
valores disponibilizados pela instituição financeira. As pessoas ficavam então a ver navios, na esperança de seus empréstimos serem aprovado, mas os valores já estavam “guardados”.
Autoria e materialidade dos fatos foram devidamente comprovadas através das procurações,
depoimentos testemunhais e do ofício do Banco do Nordeste declarando ter efetuado os pagamentos ao vereador.

Bem diz um ditado popular, a justiça tarda mas não falha.

Click no link a seguir e lei todo o processo:

Promotoria instaura Inquérito Civil Público para apurar denúncia contra Secretária de Saúde de CG

Diante da gravidade da denúncia e respaldado no dispositivo constitucional segundo o qual a administração pública, em todos os níveis, deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, o promotor de Justiça dos Direitos da Saúde, Luciano de Almeida Maracajá, instaurou nesta segunda-feira, 14, Inquérito Civil Público para apurar supostas irregularidades contratuais, a título de prestação de serviço pelo SUS, entre a Prefeitura de Campina Grande e a Clínica Ortotrauma, que tem como um dos sócios a atual secretária de Saúde municipal, Tatiana Medeiros (foto).

Já a partir de ontem, 14, os técnicos da Promotoria da Saúde começaran a levantar a coleta de informações, documentos, certidões e demais diligências que se fizerem necessárias para o esclarecimento dos fatos noticiados pela imprensa paraibana.

A secretária Tatiana Medeiros, por sua vez, terá 20 dias para se manifestar sobre a suposta denúncia. O promotor Luciano Maracajá deu, também, prazo de 15 dias para que a Junta Comercial de Campina Grande forneça ao Ministério Público cópia de contrato social da Clínica Ortotrauma com seus respectivos aditivos, para que o caso seja apurado em toda a sua plenitude.





Da Redação com Assessoria MPPB


Os professores da UFCG aprovaram hoje (14/05) pela manhã, por unanimidade, em assembleia geral, greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira (17/05). A categoria reivindica a reestruturação da sua carreira, com a valorização do piso, melhoria das condições de trabalho docente das IFES e incorporação das gratificações ao salário. A assembleia aconteceu no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.

A decisão da assembleia considerou que a edição da Medida Provisória que foi editada pelo Governo para substituir o Projeto de Lei 2203/11 que está tramitando no Congresso e que atenderia os objetivos do acordo emergencial firmado em 2011, e não cumprido pelo Governo, é insuficiente para atender as reivindicações da categoria, porque a principal demanda dos professores é a reestruturação da carreira docente, que hoje possui inúmeras distorções e defasagens.

A negociação da reestruturação vem se arrastando deste o ano passado, sempre com o governo não oferecendo contrapropostas aos docentes, apesar de avaliar que a proposta de carreira apresentada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN é bem fundamentada e resolveria muitos dos problemas existentes na atual carreira. Ao mesmo tempo, o Governo tem sempre se negado a avançar nas negociações alegando é preciso antes avaliar o impacto financeiro da reestruturação.

Os professores avaliaram que o Governo Federal só editou a Medida Provisória para substituir o PL 2203/11 porque a categoria mobilizou-se e ameaçava entrar em greve. Por outro lado, vários os docentes durante a assembleia também ressaltaram a intenção do Governo de desmobilizar a categoria ao editar a Medida Provisória sobre o acordo nas vésperas do início da greve, quando o acordo emergencial deveria ter entrado em vigor até o final de março.

A aprovação de greve aconteceu por unanimidade dos 78 professores presentes na assembleia. Assim que a decisão foi tomada, a assembleia iniciou a formação do Comando Local de greve e a escolha de um representante da ADUFCG no Comando Nacional de Greve, que funcionará em Brasília. Os Comandos serão instalados na quinta-feira pela manhã. Dezoito professores, além dos integrantes da diretoria, já integram o Comando Local.

Também na quinta-feira acontecerá uma paralisação que está sendo convocada pelo Fórum das Entidades representantes dos Servidores Públicos Federais. Um café da manhã está sendo programado para acontecer em frente ao portão principal da UFCG, em Campina Grande, como parte da mobilização.


Assessoria

Governo da Paraíba anuncia CNH gratuita para pessoas de baixa renda

Pessoas de baixa renda poderão ter acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Paraíba, anunciou nesta segunda-feira (14) o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB). O benefício faz parte do Programa Habilitação Social, que tem como objetivo possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à primeira CNH ou mesmo à troca de categoria.

Podem se candidatar ao benefício pessoas com renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano. Também podem se inscrever beneficiários do programa Bolsa Família, alunos matriculados na rede pública de ensino ou nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado, egressos e liberados do sistema penitenciário, trabalhadores com renda mensal de até 1,5 salário mínimo e beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), assim como beneficiários de outros programas sociais.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, a carteira de motorista representa, hoje, um documento facilitador do ingresso no mercado de trabalho. Esta foi uma das medidas pensadas pelo Governo para ampliar a criação de emprego e renda no Estado. Atualmente, o custo para obter a carteira de habilitação fica em torno de R$700.

CRITÉRIOS – Todo o processo de inscrição e seleção dos candidatos será feito pela internet, no site http://www.habilitacaosocial.pb.gov.br/. O período para se candidatar é de 21 de maio a 22 de junho. No dia 25, sai o resultado da seleção entre os inscritos.

De 26 de junho a 6 de julho, os candidatos inscritos terão que apresentar documentos comprovando as informações cadastradas. O próprio programa vai se encarregar de definir, entre os incritos, quem mais precisa da habilitação social.

A partir de 9 de julho, os candidatos selecionados começam a fazer exames de saúde e psicotécnicos para encaminhamentos aos Centros de Formação de Condutores credenciados, onde participarão das aulas teóricas e práticas. Terá acesso ao documento quem, de fato, comprovar estar incluído em todas as exigências da lei e estes critérios avaliam os rendimentos.

Para a habilitação social, o governo do Estado dispensou as taxas de serviço e vai bancar os custos cobrados pelos Centros de Formação de Condutores. Mas, as empresas cadastradas só receberão as taxas após a aprovação dos candidatos nos exames do Detran, garantindo o empenho dos Centros de Formação de Condutores na capacitação dos candidatos encaminhados pelo programa Habilitação Social. A meta inicial é oferecer duas mil carteiras até o final do ano. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, porém, este número poderá ser ampliado, caso os Centros de Formação de Condutores consigam atender a uma demanda maior de candidatos.

Dados do Detran indicam que dirigir sem habilitação é a infração mais cometida pelos motoristas na Paraíba. No ano passado, 1.491 pessoas foram notificadas dirigindo sem CNH e só este ano mais de 700 já foram flagradas na mesma situação. Muitos são condutores das chamadas motos cinquentinhas, que agora poderão ter a situação regularizada. Segundo o Código Nacional de Trânsito (CNT), para conduzir um ciclomotor, é necessário ter acima de 18 anos e ser habilitado com a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou Carteira Nacional de Habilitação categoria “A”, específica para motociclistas.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS - Após a realização do cadastro no site, o programa selecionará automaticamente os candidatos à CNH gratuita, de acordo com os critérios estabelecidos para a concessão do benefício. De acordo com o Detran-PB, 80% das vagas serão destinadas para a primeira habilitação e 20% para adição ou mudança de categoria. Elas serão distribuídas da seguinte forma:

I – 50% para cidadãos inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal;

II – 15% para as pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregados há mais de 01(um) ano;

III – 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado;

IV – 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN-PB;

V – 5% para Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais

domingo, 13 de maio de 2012

Prefeitura de Alagoa Nova fecha PB 097 para inauguração do portal mais caro do brejo paraibano

Ilustração
Uma tamanha irresponsabilidade administrativa, muito transtorno e aborrecimento para todos que precisarão se deslocar para outras localidades, várias pessoas prejudicadas em nome da política do ego. Assim foi este último sábado (12) na pequena Alagoa Nova PB.

O fechamento da rodovia, o qual foi divulgado pouco antes da interrupção do trânsito, provocou muita revolta na população alagoanovense, a circulação de veículos foi desviada para uma estrada de terra sem a menor condições de trafego de veículos em grande escala, os carros ficaram “empancados” e por um bom tempo não entrava nem saia ninguém de Alagoa Nova, até ambulâncias ficaram presas no transtorno provocado pela festança da prefeitura.
Das 15:30 até as 21:30 o transito ficou congestionado, o cantor Capilé e Banda fizeram a festa em cima de um trio elétrico, os políticos locais discursaram por horas, tudo lembrando os antigos showmícios proibidos por lei, algo tipo uma prévia da corrida eleitoral, de certa forma e de forma injusta o uso da máquina administrativa para preparar um palco político.

É lamentável a falta de prioridade nas questões políticas administrativas do município de Alagoa Nova, o direito de ir e vir obstruído por uma festa desorganizada e literalmente política partidária, o direito ao socorro de emergência praticamente vetado pela insensatez e falta de noção de uma gestão pouco preocupada com os verdadeiros anseios de uma população. 
Fechar uma rodovia para festa é verdadeiramente um verdadeiro absurdo, será que não existe sensibilidade administrativa na atual gestão, será que está ação não foi estudada, será que ninguém questionou o caos que o ato poderia causar, será que ninguém pensou nos ônibus e motoristas alternativos, os quais trafegam a trabalho levando trabalhadores que muitas vezes têm hora marcada. Na verdade, o que fica entre as orelhas em todo mundo sabe usar, administrar não depende uma caneta, mas sim de responsabilidade, sensibilidade e acima de tudo prioridade, mas pelo visto prioridade popular não é exatamente o foco administrativo em Alagoa Nova. 
Confira o palco político montado, as fotos lembram os showmícios realizados em campanhas passadas, se é legal não sabemos, mas sabe-se que pelo menos no período das eleições isso não poderá acontecer, assim a disputa política poderá ser um pouco mais justa.


















Alagoa Nova em Foco
Fotos: Facebook da Prefeitura

BZARRO: Acusado de estupro diz que quer provar sua inocência fazendo o exame de “prosta”. Assista!

Preso acusado de estupro, Paulo Sérgio estaria disposto a qualquer coisa para provar a inocência, até fazer um exame de “estropa”… ou próstata (?!?). Se bem que, quando soube do que se tratava, Paulo pareceu ter mudado de idéia.

Veja abaixo o video


Artista cria ponte com 8 mil garrafas plásticas sobre açude na Paraíba

 
 Um artista plástico monta neste fim de semana, em Campina Grande, uma ponte de 150 metros de comprimento, composta por oito mil garrafas plásticas e outros materiais reciclados retirados do lixo. A estrutura começou a ser instalada na sexta-feira (11) no principal cartão postal da cidade, o Açude Velho, construído há mais de 180 anos. A previsão é de que o trabalho seja concluído no domingo (13) para que os moradores e visitantes da cidade possam participar da aventura.
 
As travessias serão acompanhadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que ficará até o dia 20 de maio na passarela dando apoio com coletes salva-vidas e monitorando as visitas. A passarela liga duas margens do Açude Velho, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) à Casa da Cidadania, na Avenida Doutor Severino Cruz.
A iniciativa tem apoio de voluntários e é coordenada pelo artista plástico Jarrier Alves, que nasceu em Brasília, mas mora na capital paraibana, João Pessoa. Segundo ele, o projeto é uma intervenção artística de cunho ecológico.
O objetivo é chamar atenção da população e das autoridades para o problema da poluição do meio ambiente e a necessidade de revitalização do Açude Velho.
Segundo o artista, a instalação da ponte teve a consultoria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e apoio da prefeitura de Campina Grande. Para ser viabilizado, o projeto foi financiado no valor de R$ 40 mil pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), um programa do governo estadual.
g1 pb

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Será que o povo ainda é "cego"


Periferia de Alagoa Nova
Infelizmente, em pleno século XXI, no interior do Nordeste, o povo ainda não tem consciência de sua cidadania, dos seus direitos mais elementares, como educação, moradia, saneamento básico, saúde etc., levando-o, conseqüentemente, a ser presa fácil de muitas lideranças políticas que se aproveitam dessa situação, usando da má-fé.

A cegueira cidadã ainda é uma grande realidade. Ela está muito enraizada na vida de um povo sofrido, massacrado, excluído, tratado com desdém ou massa de manobra. E o pior, ainda não existe uma política educacional suficiente, por parte do governo, capaz de erradicar, de uma vez por todas, essa praga geradora de politicagem, assistencialismo, coronelismo e comercialização do voto. Estratégia político-ideológica? Só pode ser. Está na cara.

Para a maioria da população interiorana, os benefícios que vêm para sua comunidade, urbana ou rural, como posto médico, calçamento, saneamento básico etc. são tidos como frutos da compaixão ou benevolência dos seus líderes (prefeitos, vereadores, deputados etc.). Nesse caso, então, os seus representantes municipais, estaduais e federais são todos canonizados. Canonizados, são merecedores de aplausos, louvores e festas. Esses santos comem até a única galinha do chiqueiro dos pobres. E toma festa regada à bebida e música.

Com muita tristeza, dor e pessimismo, confesso que nosso povo, com raras exceções, devido à sua grande cegueira cidadã, não possui postura crítica, é acomodado, medroso, dependente, sem iniciativa ou espírito de luta em termo de reivindicação dos seus direitos, possui visão determinista ou fatalista, o que o leva à subserviência ou dependência generalizada.


Ao lado do cemitério
Rodoviária de Alagoa Nova
Outra localidade  central
 
Centro de Alagoa Nova (prefeitura)



Dizem que é assim que se faz. Na verdade, assim é que se faz , assim está Alagoa Nova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar