texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Habilitação Social divulga listão e convoca 3 mil selecionados; Veja os detalhes

O Programa de Habilitação Social , que oferece carteira nacional de habilitação de graça para candidatos carentes, divulgou nesta segunda-feira, 2, o listão com os nomes do 3 mil candidatos selecionados entre 108.730 inscritos.

A lista com os nomes dos selecionados está disponível no endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br que também informa o local onde cada candidato deve apresentar, até o dia 13 de julho, documentos que comprovem as informações prestadas no ato da inscrição. Em João Pessoa, a apresentação dos documentos será no Centro Social urbano de Mandacaru, no Centro Social Urbano do Rangel e no Programa Cidadão do Varadouro.

Nas demais regiões geoadministrativas, os selecionados serão atendidos nas Ciretrans , Sines e Centros Sociais Urbanos indicados a cada candidato na própria lista.

O Habilitação Social reservou 50% das vagas (1500) para inscritos no Cadastro único do Programa Bolsa Família. As demais vagas foram distribuídas da seguinte forma: 15% ( 450 ) para pessoas com renda familiar igual dou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de 1 ano; 20% ( 600 ) para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programa Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado: 10% (300) para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran e 5% (150) para Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

Em geral, os critérios de desempate foram associados ao tempo de desemprego, número de dependentes, menor renda familiar e maior média escolar (no caso das vagas destinadas aos estudantes).

Os candidatos selecionados que não apresentarem a documentação comprovando as informações prestadas durante a inscrição online serão eliminados e substituídos pelos que estão no cadastro reserva.

O programa atende aos 223 municípios paraibanos que foram divididos em 14 regiões geoadministrativas. Na primeira região, que inclui João Pessoa e mais 13 municípios, foram inscritos 41.550 candidatos. Só na capital, foram 30.080 candidatos.

Segundo o superintende Rodrigo Carvalho, o Habilitação Social já é considerado o maior programa de inclusão social lançado pelo Detran da Paraíba, desde a criação do órgão.

Para ele, o aumento do número de vagas de 2 mil para 3 mil foi resultado da demanda surpreendente que comprovou que o Governo do Estado foi sensível à necessidade de facilitar o acesso à carteira nacional de habilitação.

Rodrigo Carvalho também lembrou que “ a CNH representa bem mais que uma permissão para dirigir. Além de ser reconhecida como identidade civil, a carteira de habilitação abre portas para o mercado de trabalho”.

Hoje, para tirar a carteira de habilitação cada candidato gasta em torno de 700 reais. Por meio do programa Habilitação Social, o Governo do Estado, além de dispensar as taxas do Detran, paga pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, bancando totalmente os custos da carteira nacional de habitação para os candidatos contemplados.

Os candidatos selecionados serão encaminhados para aulas teóricas e práticas nos 40 Centros de Formação de Condutores que aderiram ao programa. Pelo contrato, o pagamento das aulas só será efetuado após a aprovação do candidato em todos os exames aplicados pelo Detran.

Das 3 mil vagas oferecidas, nesta primeira etapa, 80% serão destinadas à primeira habilitação de 20% para adição ou mudança de categoria.





Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar