texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

segunda-feira, 26 de março de 2012

O POVO AINDA É CEGO


Periferia de Alagoa Nova
Infelizmente, em pleno século XXI, no interior do Nordeste, o povo ainda não tem consciência de sua cidadania, dos seus direitos mais elementares, como educação, moradia, saneamento básico, saúde etc., levando-o, conseqüentemente, a ser presa fácil de muitas lideranças políticas que se aproveitam dessa situação, usando da má-fé.

A cegueira cidadã ainda é uma grande realidade. Ela está muito enraizada na vida de um povo sofrido, massacrado, excluído, tratado com desdém ou massa de manobra. E o pior, ainda não existe uma política educacional suficiente, por parte do governo, capaz de erradicar, de uma vez por todas, essa praga geradora de politicagem, assistencialismo, coronelismo e comercialização do voto. Estratégia político-ideológica? Só pode ser. Está na cara.

Para a maioria da população interiorana, os benefícios que vêm para sua comunidade, urbana ou rural, como posto médico, calçamento, saneamento básico etc. são tidos como frutos da compaixão ou benevolência dos seus líderes (prefeitos, vereadores, deputados etc.). Nesse caso, então, os seus representantes municipais, estaduais e federais são todos canonizados. Canonizados, são merecedores de aplausos, louvores e festas. Esses santos comem até a única galinha do chiqueiro dos pobres. E toma festa regada à bebida e música.

Com muita tristeza, dor e pessimismo, confesso que nosso povo, com raras exceções, devido à sua grande cegueira cidadã, não possui postura crítica, é acomodado, medroso, dependente, sem iniciativa ou espírito de luta em termo de reivindicação dos seus direitos, possui visão determinista ou fatalista, o que o leva à subserviência ou dependência generalizada.
Centro de Alagoa Nova (prefeitura)


Dizem que é assim que se faz. Na verdade estão fazendo muito feio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar