texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Governo estimula produção de uva e outras culturas na região do Brejo

A região do Brejo Paraibano, que apresenta condições climáticas para o cultivo de fruticultura, agora deverá voltar a produzir uvas sem caroço para atender o mercado consumidor. Para tanto, as empresas de Assistência Técnica e Estensão Rural (Emater) e de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), juntamente com o campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, implantaram um campo experimental de mudas para serem distribuídas entre os agricultores familiares interessados nessa cultura.

Nesta quinta-feira (1º), em Bananeiras, o Governo do Estado debaterá a viabilização desse e de outros programas que vão gerar oportunidade de emprego e renda na região. A reunião contará com a participação da Emater e da Emepa (ambas vinculadas à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca – Sedap), da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Cooperar, Empreender-PB, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS), Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Município, Sindicato de Trabalhadores Rural e prefeitura municipal.

Segundo o diretor técnico da Emater Erasmo Lucena, o cultivo de uvas era comum em décadas passadas, nos engenhos e nas casagrandes de fazendas – e ainda hoje existem pequenos parreirais, o que demonstra ser essa uma atividade rentável. "Acreditamos que o cultivo de uva é viável na região e que beneficiará o agricultor familiar”, disse. As sementes de uvas vieram do Estado de Santa Catarina.

O presidente do CMDRS, Gilson Rosário da Silva, disse que existem muitas demandas voltadas para a agricultura familiar à espera de serem concretizadas. "Essa reunião com permitirá tirar dúvidas e apontar soluções”, ressaltou. Segundo ele, além da possibilidade do cultivo de uvas sem caroço, a região do Brejo poderá se transformar num celeiro de produção de outras frutas, como banana, e de atividades como a piscicultura, a criação de galinha de capoeira, a caprinovinocultura e a apicultura.




Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar