texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aumentam reclamações contra policiais na PB, diz Corregedoria

No ano de 2011 a Corregedoria da Polícia Militar da Paraíba protocolou 726 novos casos de supostas irregularidades cometidas por policiais no exercício de suas funções. De acordo com o órgão, o número representa um aumento de mais de 18, 59% em relação ao ano de 2010, onde foram protocolados 591 casos. Ainda segundo a Corregedoria, seis policiais foram presos no ano passado.

De acordo com o corregedor da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos, os números não devem ser vistos apenas como aumento de ações criminosas entre policiais militares, mas também como uma resposta positiva às denúncias que chegam até a Corregedoria por meio de diversas fontes, e que estão sendo investigadas e protocoladas.

“Apesar de sermos injustamente acusados de corporativismo, estamos investigando as denúncias que chegam ao nosso conhecimento e tomando as medidas necessárias e cabíveis a cada caso” explicou o coronel.

De acordo com dados do órgão, a abertura de sindicância para apuração de faltas graves, foi a medida mais recorrente, chegando a um total de 387 processos, em 2010 esse número foi um pouco maior, chegando a 403 sindicâncias. Abuso de autoridade, ameaças e práticas irregulares correspondem a maior parte das denúncias investigadas.

O segundo procedimento mais instaurado pela Corregedoria da PM no ano passado foi o de apuração por transgressão disciplinar, com 167 casos. Em seguida aparece Inquérito Policial Militar, 107 casos; Inquérito Técnico, com 24 procedimentos; auto de prisão em flagrante e delito, 15 ; conselho de disciplina, 11; reconsideração de ato, seis casos ; e processo administrativo disciplinar e deserção com dois registros cada.

Segundo o coronel Antônio Carlos, a maioria das reclamações contra policiais é feita por meio da Ouvidoria da Polícia, que foi criada em 2008 para receber críticas e sugestões da população sobre o trabalho da PM, Polícia Civil e também Corpo de Bombeiros . De acordo com o relatório da Ouvidoria de 2011, os caos mais comuns de relatos contra policiais são de abuso de autoridade, ocultação de identificação, ameaça e corrupção.

Ainda de acordo com dados da Ouvidoria a maioria das práticas irregulares cometidas por policiais acontecem em vias públicas. Logo depois aparecem ações dentro do domicílio das vítimas e dentro do departamento de polícia.


Da Redação com g1pb




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar