texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mais de mil cinquentinhas são apreendidas pelo Detran e CPTran

Desde que a Portaria 155 do Departamento Estadual de Trânsito entrou em vigor, em março deste ano, 1.185 ciclomotores de até 50 cilindradas foram apreendidas pelo Detran e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito na Paraíba. Na última terça-feira, a Terceira Vara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a sentença de primeiro grau que exige a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) dos condutores das “cinquentinhas”.

De acordo com a tenente Tatiana Marques, da BPTran, além da condução dos veículos sem habilitação, as apreensões também ocorreram por outros motivos: o condutor não portava a nota fiscal do veículo, ausência de algum item de segurança (capacete, retrovisor e calçado fechado) ou o ciclomotor estava sendo conduzido por menores de 18 anos. No Detran, as apreensões representam

A portaria do Detran para apreender os ciclomotores foi uma tentativa de reduzir os abusos praticados pelos condutores das “cinquentinhas” – em muitos casos adolescentes e analfabetos, que pelo Código de Trânsito Brasileiro não podem conduzir ciclomotores. Como os veículos com menos de 50 cilindradas não são obrigadas a emplacar, os condutores infratores não recebem multa, mas as apreensões causam algumas despesas e inconvenientes.

No caso das apreensões realizadas pelo Detran, o ciclomotor será levado para o pátio do órgão e o proprietário só poderá resgatá-lo com habilitação, ou por alguém habilitado, e apresentação da nota fiscal do ciclomotor. Ele ainda terá que pagar uma taxa de ocupação que custa menos de R$ 4 por dia de ocupação do pátio. Para liberar o ciclomotor apreendido pelo BPtran, as regras são as mesmas, mas o proprietário ainda terá que pagar uma taxa de R$ 70, referente ao reboque. “No Batalhão não é cobrado a ocupação do pátio, mas como não temos reboque próprio, o proprietário só poderá resgatar o veículo depois de pagar a taxa cobrada pelo reboque particular”, explicou a tenente Tatiana.

Auto-escola gratuita do Detran está desativada

A programa que garante autoescola gratuita está desativada. De acordo com a assessoria de Imprensa do órgão, foram constatadas algumas irregularidades no processo de seleção e instalação da auto-escola. Atualmente, uma comissão está investigando as circunstâncias em que a auto-escola foi aberta e dependendo do que a comissão concluir ela poderá ser desativada permanentemente. Os cerca de 100 candidatos que iniciaram as aulas não chegaram a concluir o processo e obter suas habilitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar