texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ruy sugere lei no Congresso que prevê 20 anos de cadeia para motorista bêbado


Depois de perceber a impossibilidade de “unir a classe política da Paraíba em favor de interesses do Estado”, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) resolveu se dedicar a um tema muito mais profícuo em Brasília.

O parlamentar paraibano apresentou projeto de lei no Congresso Nacional instituindo punição penal mais rigorosa para o motorista que causar morte por dirigir embriagado. Pela proposta, o condutor pode pegar até 20 anos de cadeia ao causar homicídio no trânsito por embriaguez.

A proposta também sugere que as autoridades responsáveis possam se utilizar de outras maneiras para identificar o grau de embriaguez do condutor, quando da prisão em flagrante.

Isso pra evitar que o motorista bêbado evite o bafômetro alegando o princípio do direito de não produzir provas contra si e se livre do ilícito.

Nos Estados Unidos, por exemplo, basta o motorista andar numa linha reta pra a autoridade descobrir se ele está sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância alucinógena.

De acordo com Ruy Carneiro, a “Lei Seca” instituída no Brasil em junho de 2008, prevendo multas pesadas e suspensão da Carteira de Habilitação, com a finalidade de reduzir os acidentes de trânsito não surtiu efeito por causa da ausência de punição penal clara. E pela falta de rigor na identificação do motorista bêbado.

As estatísticas ajudam ao deputado.

De acordo com números oficiais, o número de mortes no trânsito não diminui após a implantação da Lei Seca. Aliás, até aumentou. De 2009 pra 2010, houve 15% a mais de mortes no trânsito brasileiro, que ocupa o quinto lugar no ranking mundial.

São lamentavelmente quase 40 mil mortes por ano.

Um número assustador pra quem anda de veículo pelas estradas e avenidas brasileiras.

É óbvio que a Lei Seca não pegou. Dificilmente você vê alguém com medo de beber porque vai dirigir depois.

Não pegou porque, além da ausência de tipificação penal, o motorista embriagado se vê a salvo pela própria lei. Com tanta proteção legal, é difícil provar o efeito do álcool.

Recentemente vimos um, me permitam, irresponsável motorista causar um acidente fatal na Epitácio Pessoa, ser flagrado com a cara de cachaceiro, segundo testemunhas, se negado a usar o bafômetro e tendo na defesa o advogado, o competente Abraão Beltrão, dizendo que ele estava apenas “tonto por causa do impacto”. Olha, o estado da figura na foto ao lado.

Imoralidade. A obrigatoriedade do teste do bafômetro deveria ser requisito pra quem vai tirar Carteira de Habilitação. Assim como manter a Carteira em dia. Pois senão um motorista com uma Habilitação falsa, por exemplo, pode também alegar numa blitz que não vai mostrá-la para “não produzir provas contra si”.

Quantas famílias não choram seus entes hoje por causa desse princípio?

Ponto, então, para o deputado Ruy Carneiro. Espero que ela possa unir não apenas a bancada federal paraibana, mas toda sociedade brasileira nesta luta.

Pra mim, quem dirige embriagado é um assassino de alta periculosidade. Diferentemente dos demais, ele sai pra matar sem saber quantos e quem exatamente.

FONTE:Luís Tôrres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar