texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Brasil e seus programas de estímulo ao crime


Estou cada vez mais convencido que as alterações no Código Processual Penal são mais uma janela onde o bandido brasileiro pode saltar pra escapar da punição.
O Brasil deveria acabar com a criminalidade gerando emprego e reforçando a educação. Na última hipótese, com eficiente e eficaz repressão policial. Não consegue com nenhum desses artifícios.
Então, pra acabar com a superlotação carcerária, que deveria ser extinta pela educação, emprego ou ressocialização, edita leis que afrouxam a atividade criminosa.
Pode furtar, meu filho, pode formar quadrilha, pode seqüestrar. Reserve o dinheiro pra fiança ou caia nas mãos de juízes bonzinhos que você vai acabar, no máximo, esperando por anos a fio seu julgamento freqüentando os mesmos lugares que o estimularam a cometer o delito. E jogando bola com suas vítimas.
No futuro, quando não suportar mais a criminalidade ou o aumento de presos nas penitenciárias, quem sabe o Brasil não adota um salvo conduto generalizado. Libera geral numa inspiração libertária, conforme já escreveu Machado de Assis no clássico O Alienista, onde os loucos foram soltos e os homens sãos foram presos.
Sinceramente, o Brasil, se quisesse acabar com superpopulação carcerária, editaria leis obrigando e estimulando o preso a trabalhar ou a estudar. A delinqüir, como tem feito, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar