texto em movimento

Revelar o segredo não impressiona ninguém

O mistério pode simplesmente ser tudo

Curso 24 horas

Existirá sempre um remanescente... Em todos os lugares e em qualquer época da vida. Ele está ao derredor... Por vezes escondido, arquitetando suas ideias e demarcando a conquista. Para o "remanescente" a convicção é o alicerce da caminhada e, sem dúvida, o pilar que o sustentará no futuro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Enxurrada na lateral da BR-104, em Lagoa Seca

Em Lagoa Seca os estragos feitos pelas fortes chuvas foram chocantes
Observe as fotos



Já a ponte que liga Alagoa Nova ao Floriano também recebeu muita água, no entanto resistiu, e fez a alegria dos que gostam de aventura, observe alguns afoitos pulado de cima da ponte.



No total 16 açudes romperam

Após 48 horas de chuvas ininterruptas, mananciais não resistiram e arrastaram plantações e estradas deixando prejuízos e dezenas de famílias ilhadas em Lagoa Seca, no Agreste Paraibano. Dezesseis barragens romperam.
Comunidades de Alvinho, Almeida e Campinote foram as mais prejudicadas. As aulas estão suspensas em várias comunidades.
O rompimento das barragens e a sangria dos açudes levaram destruição e medo para as pessoas, deixando prejuízos para dezenas de agricultores que viram suas plantações serem levadas pela força das águas.
Com estradas interditadas, algumas comunidades estão ilhadas e a prefeitura já confirmou a situação de calamidade pública.
Em sua grande maioria, os açudes e barragens que foram afetados são de origem privada, ou seja, estão dentro de propriedades rurais que muitas vezes acabam não sendo monitoradas, com frequência, pelas forças de segurança como Defesa Civil e Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
O primeiro rompimento ocorreu, por volta das 5h de ontem, na comunidade do Almeida I. O açude Antônio Marcolino estourou, provocando um verdadeiro ‘efeito cascata’, atingindo outros mananciais.
existente, deixando várias pessoas ilhadas.
A maior preocupação da prefeitura de Lagoa Seca neste momento é dar suporte aos moradores que residem nas áreas afetadas. Para isso, uma verdadeira frente de trabalho foi montada, realizando várias ações e visitas nas comunidades.
“Apesar de hoje ser um domingo, estamos trabalhando desde cedo para dar assistência às pessoas. Esta foi à orientação dada pelo prefeito Edvardo Herculano, que no início da manhã, também chegou a realizar algumas visitas nas áreas afetadas. Estamos fazendo levantamentos e trabalhando com garis e máquinas pesadas para auxiliar agricultores e motoristas” comentou Aginaldo Gonçalves, secretário de Infraestrutura e Urbanismo.
Aulas suspensas
Preocupado com a situação das comunidades rurais afetadas pelas fortes chuvas, o secretário de Educação, Cultura e Eventos de Lagoa Seca, Iremar Souto Monteiro, informou que já a partir desta segunda-feira estará traçando um plano especial de ação educacional nas unidades de ensino que estão instaladas nestas áreas.
“Vamos fazer de tudo para não suspender as aulas, pra evitar prejuízos com o ano letivo, no entanto, algumas unidades estão completamente isoladas, como é o caso da escola do sítio Gravatá do Cumbe. Com o rompimento de alguns açudes, a unidade não tem condição de receber os alunos. Vamos fazer estudos específicos de cada caso e ter cuidado, principalmente com o transporte dos alunos” declarou.
Atualmente uma das situações mais complexas é a da Escola Municipal Frei Dagoberto, localizada na comunidade do Gravatá do Cumbe. Hoje com aproximadamente 80 alunos, as aulas na unidade foram suspensas por que todas as estradas que dão acesso ao educandário estão intransitáveis.
“Vamos traçar um plano para que nenhum aluno seja prejudicado. Vamos agir em conjunto, pra que todos os problemas sejam resolvidos, afinal, nossas crianças não podem ficar sem frequentar as salas de aula” completou o secretário.
LISTA DE BARRAGENS/AÇUDES ROMPIDOS – LAGOA SECA/PB
Sítio Almeida
- Antônio Martiliano;
- Afonso Rodrigues (ex-vereador);
- João de Odilon;
- Sr. Laba;
- Adamastor;
Sítio Alvinho
- Tota Cabral;
- Antônio Sampaio;
- Marreta;
- Antônio Luiz;
- De Assis/Bola (ex-prefeito);
Sítios Campinote / Caxangá / Tanque de Boi
- Eufrásio;
- João Capim;
- Antônio Tino;
- Riba
Oiti
- João Crispim;
- Moura;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campeãs de acesso. As 10 mais lidas

Participe do nosso Blog e fique informado automaticamente - Click em Participar